quarta-feira, 27 de outubro de 2010

A semana en Uruguay por Kady (Pinche)


Vamos lá galera, meu português não é muito bom, mas agente tenta.heheh
Período em que Keith e Priscila nos deixaram, pois precisavam continuar seus estudos. A partir de então passamos aproximadamente 3 dias com um leve vazio nas saídas de campo.
Dias depois chegam mais reforços para animar a galera, com a presença de Maurito tora, Fernanda, Milena, Natalia, Marina e Carioca e Marcelo.
Participamos da festa da tradição que este ano ocorreu em La Coronilla; festa a qual possuía o intuito de compartir com as pessoas as tradições da cultura uruguaia, como:  comidas típicas, músicas, roupas e gineteada (como se fosse um rodeio, mas seguindo as tradições gauchas).
Nesta festa foi nos cedida a oportunidade de compartir com crianças, jovens e adultos, um pouco sobre nosso trabalho e as tartarugas marinhas.
Dias depois da festa da tradição, nos despedimos de Jackie (Australiana), grande companheira que compartiu conosco grande esforço, presença e boas experiências.
Em um dos dias desta semana em que fizemos um lance de rede em Cerro verde, encontramos uma tartaruga encalhada viva na praia, e logo a levamos para o centro do karmbé. Chegando ao centro, no  momento em que estávamos avaliando os fatores biológicos da tartaruga marinha, somos surpreendidos pela presença do Silvio (Francês) que chega derrepente. O recebemos da melhor maneira possível e ganhamos mais um companheiro à equipe.
No dia seguinte encaminhamos a tartaruga a Montevideo para que fosse possível a reabilitação do animal.
Tivemos uma semana seguida de freqüentes alterações nas saídas de campo, devido às condições climáticas. Mas conseguimos fazer um censo a Punta Del Diablo, além de que dias depois do senso, conseguimos efetuar um lance de rede neste mesmo local. Porém  infelizmente neste dia deixamos para trás um saco com aproximadamente 4 neoprenes, que eram velhos e rasgados mas muito úteis para nós. Mesmo assim continuamos fazendo nosso trabalho com as dificuldades logísticas.
Após isto fizemos mais alguns lances de rede em Cerro Verde até concluirmos a primeira fase da temporada de Primavera no Uruguay. Arrumamos nossa bagagem com o objetivo de fazer novas capturas e recapturas de tartarugas marinhas em Santa Catarina – Brasil.
Não sabemos ao certo qual será nossa estratégia, mas sem sombra de duvida vamos continuar nosso trabalho à todo vapor para  capturar tartarugas com a nossa redinha furada....
Sempre tendo em mente que as dificuldades não são uma limitação e sim uma forma de se superar

Um grande abraço a todos

(Por Kady)

Nenhum comentário:

Postar um comentário