sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Introdução ao BLOG Diario-Tortuga


As tartarugas marinhas seguem sendo umas das espécies ameaçadas de extinção em todo o mundo, apesar de todo o esforço de diversos setores e segmentos da sociedade civil mundial na proteção de praias e de ninhos, em defesa das tartarugas.
Desde 2000, o Projeto Karumbé trabalha monitorando a região da Área Marinha Protegida de Cerro Verde, no Uruguai, a qual é uma importante área de alimentação de juvenis de tartaruga verde (Chelonia mydas). Com o objetivo de estudar os limites populacionais, suas distribuições e ameaças, o Karumbé alcançou em 2010, a marca de 260 tartarugas identificadas na região em um mesmo ano.
Porém, não foi nada fácil chegar a estes números. Dentre várias adversidades, tivemos as condições climáticas como obstáculo para a realização do nosso trabalho, como por exemplo, os fortes ventos típicos da região, o mar revolto e as baixas temperaturas do ambiente e da água, principalmente no inverno.
O alcance desta meta serviu-nos de motivação para nosso novo desafio: conhecer e estudar as tartarugas marinhas do sul de Santa Catarina, região da Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca, eis que, segundo dados de tartarugas monitoradas por satélite, o Uruguai e o sul de Santa Catarina compartem das mesmas tartarugas, já que ambos são importantes locais de alimentação no desenvolvimento das principais populações destes animais no Atlântico Sul.
A partir de agora, nossa equipe buscará desenvolver um constante trabalho de monitoramento, o que nos permitirá entender a dinâmica populacional das tartarugas marinhas em ambas regiões: Cerro Verde (Uruguay) e APA da Baleia Franca (Brasil). E para que todos possam acompanhar a nossa caminhada, abriremos nosso diário e compartilharemos via este canal. Toda a equipe de trabalho terá acesso ao blog e postará, em seu idioma, a respeito das atividades desenvolvidas. Espero que disfrutem!
  
Agradecemos a todos que fizeram parte desde imenso trabalho e damos boas-vindas aos novos integrantes que com certeza buscarão, com o mesmo ímpeto, cumprir com nossas novas metas!

Gustavo Martinez Souza

Um comentário: